4 dicas para uma rotina de estudos produtiva e saudável

rotina de estudos

Como anda a sua rotina de estudos? Você sente que ela flui? Ou você fica travado na hora de estudar?

Uma das coisas mais importantes que eu aprendi foi a criar clareza e eliminar os ruídos que atrapalham o fluxo de pensamentos. Por isso, eu reuni 4 dicas rápidas para te ajudar a ter uma rotina de estudos mais produtiva e saudável.


Planeje sua rotina de estudos

Um dos hábitos que mais me ajudam a ter clareza é o planejamento semanal. Eu sei que muita gente torce o nariz quando ouve falar de planejamento, mas é importante destacar que planejamento não é uma camisa de força, é uma direção, para você não ficar perdido com o seu tempo.

No seu planejamento, considere o tempo que você tem disponível para os estudos e o que você pretende alcançar com esse tempo: redigir um trabalho? Revisar um assunto para a prova? Assistir as aulas do curso online? Saber o que você pretende alcançar é importante porque o tempo necessário e os métodos que você vai usar mudam de acordo com os seus objetivos.

Mas, seja qual for o objetivo, não esqueça:

  • Crie metas de estudo específicas e mensuráveis – o que, exatamente você quer (e consegue) estudar na semana? Quanto maior a clareza na hora dos estudos, mais a sua rotina vai fluir com tranquilidade. Não espere chegar na hora de estudar para decidir os assuntos e procurar materiais. ⁣
  • ⁣Seja realista. Se estiver com matérias atrasadas, não adianta se matar na véspera da prova. Selecione o que for mais importante e foque em aprender muito bem aquilo.


Crie uma lista de assuntos

Conforme você for estudando, sozinho ou em aulas, crie o hábito de ter uma lista de assuntos que você precisa estudar, revisar, ler ou escrever. Isso dá clareza na hora de estudar e evita que você só estude os assuntos que te interessa mais.⁣

Antes de estudar ou no seu planejamento semanal, você confere a lista e define as suas metas (da semana ou do dia). E, conforme for estudando, você ainda tem o prazer de dar check nos itens da sua lista. Acredite, tornar suas vitórias visíveis ajuda muito a manter a motivação quando você tem 1 milhão de coisas pra fazer e parece que nada acontece.


Tenha apenas 1 foco

Se o seu foco está disperso em 20 coisas diferentes, você está apenas fazendo mal 20 coisas. ⁣Com sua lista de tarefas em mãos, escolha uma e faça até acabar ou durante um determinado tempo (método Pomodoro ajuda muito!). ⁣


Não interrompa o fluxo de pensamento

Nenhuma rotina de estudos sobrevive às interrupções. Por isso, depois de escolher um assunto e colocar o foco nele, mantenha-o! Desenvolva estratégias para não cair na tentação de conferir as redes sociais a cada minuto.

  • Desligue as notificações do celular e não divida a atenção com outras coisas. Assim, você aproveita melhor o tempo e evita ter que ler várias vezes o mesmo parágrafo. 😉⁣ Um aplicativo que me ajuda muito a evitar distrações é o Forest. Se você quiser saber mais sobre ele, pode conferir o post com outros 2 aplicativos que salvam a minha rotina de estudos.

⁣Agora, me conta: como é a sua rotina de estudos? O que não pode faltar nela? Comenta aqui embaixo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, eu sou a Fernanda!

Sou professora e doutora em filosofia, apaixonada por literatura. Mãe de gente, de pet e de planta. 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!