Projetos de leitura: o que são e como fazer?

Os projetos de leitura surgiram para resolver um “problema”: eu tenho interesses literários muuuuito diversos. Gosto de ler sobre história da arquitetura e fantasia contemporânea. Passo por clássicos e farofas, sem preconceito. Tenho dezenas de livros que preciso ler e outros tantos que quero ler. Aí, surgiu um problema: como ler tudo (ou quase tudo) que eu quero? Que ordem adotar? Como priorizar?

Comecei, intuitivamente, a notar que havia certas semelhanças entre alguns livros e interesses de leitura. Entendi que poderia agrupá-los em listas. Para criar essas listas, eu me perguntei: o que espero desse conjunto de leituras (qual é o propósito dele)? Os livros formam uma série ou são livros diferentes?

E assim surgiram os projetos de leitura.

O que são projetos de leitura?

São uma forma de organizar meus interesses de leitura em grupos que têm características em comum. Quero ler uma série de livros? Vira projeto. Um tema, como descanso? Projeto. Quero ler a obra inteira de um autor? Opa! Projetinho novo na área.

Essa é a minha definição; outras pessoas podem entender de maneiras diferentes, ok?

Atualmente, eu tenho projetos relacionados:

  • Ao meu Clube do Livro;
  • Às leituras coletivas de outros clubes dos quais eu participo;
  • A um autor, com o Projeto Tolstói;
  • A uma série de livros (estou lendo A roda do tempo).

E aí, conto apenas os projetos ativos. Há, ainda, aqueles que estão incubados, esperando o momento certo para saírem do papel. 😍

O que não pode faltar nos meus projetos de leitura?

📖 Propósito: um projeto não é só um amontoado de livros. Por isso, eu sempre me pergunto qual é a minha intenção com aquele projeto, mesmo que seja só diversão.

📖 Clareza: quais livros devem entrar nesse projeto? É um projeto aberto, em que eu posso adicionar outros livros e não ter data pra acabar ou é um projeto fechado, com livros já definidos e prazo, no caso de um curso, por exemplo?

📖 Acompanhamento: a revisão constante me diz se aquele projeto deve estar ativo ou pausado, quando eu estou a fim de começar um novo projeto, ou se um projeto ativo já pode ser encerrado.

Os projetos não engessam a leitura?

Resposta curta: não.

Resposta longa: o projeto é que tem que me servir e não o contrário. Então, sempre tenho espaço para uma piriguetagem literária, quando quero. Pauso e retomo projetos sem peso na consciência, nem cobrança de ler x livros em x tempo. Os projetos não são sobre rigidez, mas sobre direção e clareza. Com eles, eu sei o que priorizar, mas me mantenho aberta às novidades que chamam a atenção.

5 perguntas para criar seus projetos

  1. O que eu quero? Parece óbvio, mas nem todo mundo tem seus objetivos claros quando começa. Saber onde você quer chegar é o primeiro passo do projeto.
  2. É estudo ou diversão? Esse projeto vai virar conteúdo? Um trabalho? Um TCC? Ou é só pra você curtir as leituras? Isso ajuda a definir a profundidade da pesquisa e a extensão do projeto.
  3. Ficção? Não-ficção? Que tal um pouco dos dois? Você pode enriquecer um projeto de não-ficção com literatura ou vice-versa. Pense no que te ajudaria a entender ou mergulhar mais no universo do seu projeto de leitura.
  4. Quais experiências você quer viver? Como você pode enriquecer sua experiência de leitura com vídeos, comidas, podcasts, visitas ou outros recursos? Curta a jornada!
  5. Quais projetos precisam estar ativos? Você não precisa ter 200 projetos ativos ao mesmo tempo. Você pode pensar em projetos: associados a uma data importante pra você; intermitentes, intercalados com outros projetos; com duração variada (um mês, um semestre, um ano, 5 anos, 10 anos, a vida toda); recorrentes, com livros que você quer reler de tempos em tempos; sozinha ou em companhia.

Há muitas possibilidades para um projeto e você pode fazer do seu jeito.


Você costuma criar projetos de leitura? Tem alguma dúvida sobre como eu crio os meus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!