A meditação está em alta. Mas, apesar de parecer um fenômeno contemporâneo, ela já era praticada em muitas culturas antigas, com um aspecto religioso ou, até mesmo, filosófico. E, sob esse último ponto de vista é que vamos conhecer o exercício estoico de meditação.

O que era a meditação estoica? ⁣


O Estoicismo, como uma filosofia vivida, tinha diversos exercícios para ajudar os discípulos a seguirem no caminho da transformação pessoal. ⁣Um desses exercícios era o da meditação, que consistia não em esvaziar a mente, mas de relembrar os princípios filosóficos como uma forma de alcançar a coerência entre pensamentos e ações.⁣

Para isso, os estoicos escreviam e conversavam (consigo mesmos e com outros), revelando o poder terapêutico da palavra. ⁣Era uma prática constante de conhecimento de si e do mundo, buscando uma vida em harmonia com a natureza e consigo mesmo.⁣

Hoje em dia, eu vejo o “renascimento” do diário; o próprio desenvolvimento da psicologia; os bons livros de diversas áreas. ⁣Há um poder quase mágico de colocar ou ler ideias no papel.

A palavra, nas suas mais variadas formas, ainda se mostra terapêutica se soubermos usá-la. ⁣Já pensou nisso?


Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o Estoicismo, leia também outros artigos aqui.

E, se você estiver lendo este texto antes do dia 16/08/21, está convidado a embarcar comigo na jornada Medite Comigo, quando eu vou enviar meditações estoicas, baseadas nos textos de Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca. É um evento gratuito e, para participar, basta se inscrever pelo link acima.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, eu sou a Fernanda!

Sou professora e doutora em filosofia, apaixonada por literatura. Mãe de gente, de pet e de planta. 

2 respostas

    1. Hi! Your email has often appeared here as spam. Maybe your account has been hacked. In any case, I don’t have access to the settings for those who subscribe to receive notifications for comments. The guidance I received from the platform is that you can unsubscribe from these notifications yourself by clicking on the unsubscribe link at the bottom of the email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!