homem distraído

Você começa a ler ou estudar e logo vem a distração: sua mente vai das contas a pagar, à ração do gato que acabou, sem esquecer daquele e-mail que você precisa responder. No final, você lembrou de tudo, menos do parágrafo que leu umas 5 vezes. 😕

Evitando a distração dos pensamentos

Se você sofre com pensamentos que te distraem da leitura ou do estudo, experimente estas 3 dicas simples:

  1. Faça um “despejo mental” antes de começar a ler: num papel, coloque tudo o que está te incomodando, se comprometendo a resolver depois que acabar a leitura. Acredite! Essa técnica promove um baita alívio mental pra você começar a leitura com a cabeça fresca.
  2. Mantenha um bloquinho por perto durante a leitura. Se alguma tarefa ou ideia surgir, anote e volte a ler. Você não vai pensar sobre aquele assunto na hora; apenas registre o pensamento e volte a ler.
  3. Quando acabar de ler, processe as anotações: são tarefas? Itens para lista de compras? Coloque cada coisa no seu lugar. Não significa que você precisa resolver tudo nesse momento, mas que você vai direcionar aquela anotação para ser resolvida na ocasião adequada.

Por que essas dicas funcionam?

Na tentativa de te lembrar de uma tarefa, sua mente vai ficar “apitando” até você dar um encaminhamento a ela. Ao anotar, você diz a si mesma que não vai esquecer e alivia a cabeça da carga mental de ter que lembrar sozinha. Assim, você abre espaço na memória de trabalho para se concentrar na leitura.

Sabe o que é melhor? Quando você cria o hábito de anotar e processar essas anotações, sua mente vai ficando mais tranquila, porque você não precisa ficar sempre lembrando de dezenas de tarefas diferentes. O efeito é cumulativo.

Para saber mais…

◾ Uma boa rotina é aliada do foco. Neste post, eu conto como eu organizo uma rotina de estudos produtiva.

◾ O livro Foco, de Daniel Goleman é uma excelente referência para entender como a nossa atenção funciona, o que pode prejudicá-la ou ajudá-la. É um livro um pouco mais técnico, mas nada que a persistência não vença.


Você já conhecia essas dicas? Já testou? Me conta nos comentários como você faz para manter o foco nas leituras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, eu sou a Fernanda!

Sou professora e doutora em filosofia, apaixonada por literatura. Mãe de gente, de pet e de planta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!