calendário de mesa fevereiro com flores

Talvez as boas-vindas estejam alguns dias atrasadas, mas, mesmo assim… Fevereiro chegou e, nesse espírito de novo mês, decidi trazer um post no formato de check-in: tudo o que está no meu radar pessoal e profissional para esse período. Ao final do mês, eu volto para contar o que deu certo (ou não).

Então, vem comigo, porque esse post pode te dar algumas ideias para seu mês, também! Ah, e o nosso wallpaper para computador, que fez tanto sucesso em janeiro está de volta, em nova versão.

Um exercício: preparar-se para o dia

O caminho para a sabedoria é construído um passo de cada vez. Por isso, decidi focar em 1 hábito ou exercício filosófico por mês. Não quer dizer que eu vá abandonar os demais, mas que vou prestar mais atenção naquele que estiver em foco.

E, para fevereiro, o exercício da vez é a preparação para o dia. Marco Aurélio registra uma de suas práticas desse exercício:

Previne a ti mesmo ao amanhecer: “Vou encontrar um intrometido, um mal-agradecido, um insolente, um astucioso, um invejoso, um avaro”. Eles devem todos esses vícios à ignorância do bem e do mal. Eu, porém, que observei ser o belo a natureza do bem e a vergonha a do mal, bem como consistir a natureza do próprio pecador em seu parentesco comigo, não em razão do mesmo sangue ou da mesma semente, mas por ter parte na inteligência e numa parcela da divindade, nenhum dano posso receber deles, pois nenhum me cobrirá de vergonha.
Marco Aurélio, Meditações 2.1
Tweet

A ideia do exercício não é repassar mentalmente sua lista de tarefas ou compromissos, mas pensar, logo cedo, em quais virtudes ou princípios serão necessárias de acordo com os desafios do seu dia. Desse modo, você se prepara mentalmente para ser virtuoso nas diversas situações que você possa encontrar.

No exemplo do texto, Marco Aurélio sabe que encontrará pessoas que testarão sua paciência (quem nunca?), mas imediatamente lembra um princípio estoico (da irmandade dos seres humanos) para se preparar para esses encontros de modo a não se desviar do caminho da virtude.

Então, meu desafio esse mês é planejar meu dia não só de acordo com minha agenda, mas também de acordo com os hábitos virtuosos que eu quero desenvolver.

No radar

◾ Lendo / quero ler:

Anna Kariênina: admito que eu tinha um certo receio de ler os russos, porque a fama de “alta literatura” fazia parecer que o texto era intrincado e de difícil compreensão. Qual não foi a minha surpresa ao encontrar nesse, que é um dos clássicos de Tolstói, um texto fluido e muito agradável. Para melhorar, ainda estou tendo a companhia dos participantes do Clube Cult, da Jeniffer Geraldine, o que está tornando a experiência ainda melhor.

Lições de estoicismo: finalmente um bom livro de introdução ao Estoicismo, em 7 lições, compiladas pelo John Sellars, pesquisador e divulgador da filosofia estoica. Inclusive, está rendendo uma série de vídeos no YouTube.

In the margins: o novo livro da Elena Ferrante, dessa vez, de não-ficção, sobre os prazeres da leitura e da escrita. Estou lendo no Scribd (por isso, só tem disponível a edição em inglês), mas há uma tradução para o português disponível para compra.

Um sopro de vida: Clarice Lispector é a autora do mês no Clube do Livro Fritações e, mais uma vez, eu me desafio a ler uma autora que me dava algum receio, em função do estilo literário. Mas, estou animada e volto aqui para contar como foi a experiência de leitura.

Ainda estou lendo outros livros que comecei em janeiro (A Roda do Tempo, livro 4: A ascensão da sombra e O desaparecimento dos rituais, de Byung-Chul Han). Mas dei uma desanimada e não sei se vou concluí-los ainda em fevereiro. Vamos ver como anda.

Novidades de fevereiro

Podcast Volte 1 casa: no dia 02, eu lancei meu podcast. O nome curioso (Volte 1 casa) tem uma explicação: a proposta dele é que, em alguns momentos, para avançar, é preciso dar um passo atrás. Nada mais apropriado para trazer um olhar filosófico sobre a vida e nos fazer repensar aquelas certezas que julgávamos tão firmes. Episódio novo toda quinta-feira, no Spotify.

A volta do YouTube: o canal ficou parado entre novembro e janeiro, em parte porque eu precisava repensar o tipo de conteúdo que quero criar ali. Mas, depois de muito refletir, ele está de volta e em grande estilo! De 05 a 11, vou promover uma leitura conjunta do livro Lições de Estoicismo, com vídeos diários e uma discussão ao vivo, no final. Essa leitura é gratuita e não é necessário se inscrever. Mas, para não perder nada, inscreva-se no canal e ative as notificações.

O wallpaper nosso de cada mês

Eu adoro uma área de trabalho bem organizada no computador. E parece que vocês gostaram, também. Afinal, quem não curte uma área de trabalho limpa, com cada coisa no seu lugar, né?

Wallpaper de fevereiro, versão com texto

Já que o wallpaper de janeiro fez sucesso, decidi fazer um para fevereiro, também. Ele tem o calendário do mês, além de espaços para organizar seus arquivos e aplicativos, em duas versões: com e sem texto nos espaços de organização.

O download é gratuito e você pode baixar pelo botão abaixo:


O que está no seu radar esse mês? Me conta nos comentários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, eu sou a Fernanda!

Sou professora e doutora em filosofia, apaixonada por literatura. Mãe de gente, de pet e de planta. 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!