Atualizando o Projeto 40 livros antes dos 40 anos

mulher de cabelo curto segurando livros

Bora de atualização do projeto de leitura 40 livros antes dos 40 anos?

Em março de 2024, eu iniciei o projeto de leitura 40 livros antes dos 40 anos. O nome é meio autoexplicativo, mas você pode conferir no post original todos os detalhes dos livros que eu escolhi e das estratégias que estou usando para vencer esse desafio.

Atualização do projeto: criando uma meta anual

Comecei o projeto pouco depois de fazer 36 anos. Portanto, tenho 4 anos para concluir o projeto, o que significa ler uma média de 10 livros por ano (considero média porque posso ler mais em um ano e menos em outro).

Até agora (maio/24), eu já li 2 livros: Jane Eyre, que já tem resenha no blog, e A letra escarlate. Atualmente, estou lendo Guerra e Paz, com a minha comunidade do Clube do Livro. A previsão é levar essa leitura até agosto.

Além desses, pretendo ler em 2024:

  • Madame Bovary
  • O retrato de Dorian Gray
  • 1984
  • O estrangeiro
  • O avesso da pele
  • Tudo sobre o amor
  • O nome da rosa

Na minha página da Amazon, você encontra todos os livros do projeto, nas edições que eu vou usar para ler.

Comprinhas

Quando eu criei o projeto, sabia que teria que comprar alguns livros, porque não tenho todos eles. Então, esses livros já entram como prioridade nas minhas compras.

No meu bullet journal, além de ter anotado todos os livros, eu estou fazendo as marcações dos livros que já li (bolinha rosa), dos que já tenho ($) e, recentemente, identifiquei aqueles que são calhamaços (falo disso adiante).

página de um bullet journal com a lista dos livros do projeto 40 livros antes dos 40 anos
Detalhe da minha página no bullet journal

E, falando em compras, a última atualização do projeto nesse quesito vem de 4 livros. Comprei Violeta, da Isabel Allende e A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón numa feirinha aqui na cidade e gastei um total de 25 reais! Ambos estão novinhos e eu adorei a pechincha! ❤

Na book Friday, da Amazon, comprei outros 2: Guerra e Paz, de Tolstói, em edição física, e O nome da rosa, de Umberto Eco, que estavam em promoção.

Vou acompanhando os preços pela minha lista de desejos na Amazon.

Um “problema” inesperado: os calhamaços

Uma coisa que eu não tinha reparado quando fiz minha lista é o tanto de calhamaço que tem nela. 😅

Como referência, considero calhamaço os livros que têm mais de 750 – 800 páginas. E eis que percebo que meu projeto tem 6 calhamaços e outros váááááários livros com mais de 400 páginas, o que já os torna livros grandinhos.

Esse ano, já estou lendo Guerra e Paz, que tem mais de 1500 páginas. Então, me dou por satisfeita com calhamaços por aqui. Os outros 5 vou distribuir 2 por ano, em 2 anos e o que sobrar, fica em 1 ano só. Mas vamos ver como as coisas andam.

O saldo até aqui…

Apesar dos percalços e das “descobertas”, eu sigo animada com o projeto. Tô adorando a leitura de Guerra e Paz e animadíssima para os próximos livros previstos pra esse ano.

Então, sempre vou atualizando vocês aqui no blog, no Instagram e no YouTube. Inclusive, você pode assistir a esse conteúdo por lá:

No Parthenon, a minha comunidade digital, as apoiadoras se empolgaram em fazer suas listas também. Se você já passou ou está muito perto dos 40, vale 50 antes dos 50, 60 antes dos 60 e por aí vai.

Você tem uma listinha dessas? Me conta nos comentários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, eu sou a Fernanda!

Sou professora e doutora em filosofia, apaixonada por literatura. Mãe de gente, de pet e de planta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!